Tradição

Comunidade prepara os tradicionais tapetes para a Festa de Corpus Christi de Vale Vêneto

Comunidade prepara os tradicionais tapetes para a Festa de Corpus Christi de Vale Vêneto

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

A 135° Festa de Corpus Christi de Vale Vêneto acontecerá nesta quinta-feira (8), a partir das 10h, com a tradicional missa na Igreja Matriz Corpus Christi. Ela será conduzida pelo Arcebispo Dom Leomar Brustolin. Após, ocorre a procissão pelas ruas da cidade, seguida do tradicional almoço, às 12h, no Salão Paroquial. Ainda à tarde, às 15h, haverá a missa com benção especial da saúde. Na quarta, a comunidade confeccionava os tapetes da celebração, trabalho pensado e preparado previamente.

 

A montagem dos tapetes é um importante momento para compartilhar em grupo, principalmente, com os jovens, nas palavras do padre Luiz Carlos da Costa Leite, responsável pela paróquia onde a missa será celebrada. 


– As pessoas que estão trabalhando na confecção dos tapetes são todos membros da nossa comunidade que no cotidiano se envolvem em outras atividades em nossa paróquia. Cerca de 20 pessoas estão no trabalho da praça, em sua maioria jovens e 60 pessoas estão envolvidas programando o evento do dia 8. 


Trabalho da comunidade 

Os tapetes em frente à Igreja Matriz de Corpo de Deus é de responsabilidade, há 15 anos, de Alphonsus Benetti, que agora, aos 70 anos, está aposentado, mas até então era professor da Universidade Federal de Santa Maria no curso de Artes Visuais.

 

– Eles precisavam de alguém que desenhasse no chão no tamanho necessário. Então eu começo no dia anterior. Tem o pessoal que prepara a serragem colorida. E vem o pessoal para nos ajudar, geralmente, do colégio. Uma equipe de manhã e outra à tarde, para colorir os desenhos com as serragens. É o que mais dá trabalho – detalha Benetti.

 

Uma das voluntárias é Alessandra Schouster, 24 anos, funcionária da EEEF Padre Rafael Iop. Este é o terceiro ano que trabalha na produção. 


– Sempre nos empenhamos para fazer um trabalho dedicado ao outro, buscando trazer todo ano uma novidade. É por hábito que a escola, até para incentivar a tradição do lugar.   


Almoço em Vale Vêneto 

Após a procissão, haverá o tradicional almoço no valor de R$ 50 por pessoa, com sopa de agnoline, risoto, galeto, bife à milanesa, pão e saladas. Conforme o  padre Luiz Carlos, já há mil reservas, sendo que no ano passado foram 1.300. A previsão da organização é que neste ano se aproxime deste número. 


As reservas devem ser feitas via telefone fixo ou whatsapp no número (55) 3289-1104. Na hora, deve haver almoço disponível para a venda. 

Programação 

  • Missa na Igreja Matriz de Corpo de Deus - quinta-feira às 10h
  • Procissão - após Missa das 10h
  • Missa com benção especial da saúde - às 15h 
  • Almoço festivo - 12h no valor de R$ 50  por pessoa

Celebrações do dia 8 na Basílica da Medianeira

​Na Basílica da Medianeira, a confecção dos tapetes iniciará na quinta-feira (8), às 9h. Cada paróquia de Santa Maria irá colaborar na produção do tradicional tapete de serragem, que será montado no caminho até o Altar Monumento.


A Santa Missa de Corpus Christi ocorrerá na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, às 15h. Logo após a missa, inicia a procissão com o Santíssimo Sacramento até o Altar Monumento da Basílica da Medianeira. 




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com tapetes coloridos e sem data definida, entenda o que significa o Corpus Christi Anterior

Com tapetes coloridos e sem data definida, entenda o que significa o Corpus Christi

Professora deve ser afastada após suposto caso de assédio contra aluno de escola em São Sepé Próximo

Professora deve ser afastada após suposto caso de assédio contra aluno de escola em São Sepé

Geral